Márton Radnóczi, o Marci, é engenheiro agrônomo especializado em desenvolvimento rural. Ele é apaixonado por produtos relacionados à web e dispositivos móveis. Finalmente, no ano passado, ele decidiu dedicar mais tempo a estes temas. Agora, ele trabalha na Apertus Ltd. como desenvolvedor de sites.

  • Eu moro aqui: Budapeste, Hungria
  • Eu trabalho aqui: Apertus Ltd
  • Tempo estudando com a CodeBerry: 6 meses
  • Eu trabalho com: Oneplus One, PhpStorm, Adobe*

Quando perguntam sobre sua profissão, o que você responde?

Resumidamente: sou um criador de sites ou desenvolvedor web. Eu desenvolvo sites sem função. Minha tarefa é converter esboços em um código, para que o design desejado apareça no navegador.

O que você fazia antes de começar a programar? Você teve alguma experiência relevante neste campo?

Trabalhava com finanças antes de me tornar gerente de projetos em uma startup. Eu nunca aprendi a programar, eu só tinha uma ideia de como as coisas funcionavam e que lógica elas seguiam.

Por que você decidiu começar a estudar desenvolvimento web?

Isso sempre me atraiu como um hobby. Quando começava a investigar tópicos relacionados, o tempo voava. Era uma experiência de fluxo inconfundível que eu nunca havia experimentado antes durante o trabalho. Eu gostei da ideia de fazer isso em tempo integral. 🙂

Conte-nos um pouco sobre onde você trabalha agora, quais são suas tarefas. O que você faz em um dia ou semana típica?

Nós desenvolvemos sistemas web de vários tamanhos na Apertus Ltd. Minha função é criar uma página estática a partir de um projeto específico ou apenas esboços simples. Na maior parte do tempo, recebo algumas fotos que guiam meu código. Eu trabalho em vários projetos simultaneamente, mas normalmente eu me concentro em apenas um a cada dia.

Por quanto tempo você procurou um emprego? Foi difícil encontrar um lugar para trabalhar?

Eu procurei por uma semana, então eu admito que foi surpreendentemente fácil. Eu suspeitava que seria rápido, mas não tão rápido assim.

Como você aprendeu programação? Que tipo de cursos, livros etc. você usou?

Eu só me matriculei em cursos online. Primeiro, eu me testei em materiais gratuitos e depois paguei por dois que se complementavam. Eu também assisti tutoriais no YouTube para ter uma visão mais profunda de alguns tópicos interessantes.

O que a CodeBerry ofereceu a você? Como foi estudar na nossa escola?

A maior vantagem da CodeBerry é que a escola fornece uma visão geral de todo o processo de desenvolvimento web, guiando você passo a passo através de todos os diferentes estágios. Isso ajuda você a decidir qual parte é mais adequada para você.

Você tem alguma experiência, dicas ou truques para compartilhar com aqueles que estão apenas começando seus estudos?

O desenvolvimento web tem muitas áreas diferentes e vale a pena escolher algumas para se concentrar e conhecer brevemente as outras. Se você precisar de mais, você sempre pode aprender mais.

Qual é o próximo passo para você? Que direção você está tomando?

Eu gostaria de aprender o máximo possível e dar vida a algumas das minhas próprias ideias. Eu nunca deixei de lado o meu conhecimento sobre agricultura. Será emocionante ver como isso pode vir junto com a TI.

Em nossa série “Histórias de Estudantes”, conversamos com nossos alunos que conseguiram encontrar um emprego de desenvolvedor.
Você gostaria de aprender a programar? Venha e experimente nossas primeiras lições gratuitamente na Escola de Programação CodeBerry.