Adam Freisinger terminou seus estudos como farmacêutico e gerente de saúde, mas acabou trabalhando como desenvolvedor web. Desde então, ele fundou duas empresas de TI. Uma delas é a CodeBerry, uma escola de programação que ensina desenvolvimento web em português.

Entre para ler mais sobre jogos de aventura escritos em BASIC e sobre preparar fios de cobre para núcleos de RAM e inteligência artificial. Além disso, também discutiremos o estilo de vida empreendedor de Adam Freisinger.

 

Eu moro em : Budapeste, Hungria.

Eu trabalho: onde quer que meu laptop esteja.

Eu trabalho com: meu iPhone, meu MacBook Air e com o Sublime Text.

Meu estilo de trabalho em uma palavra: eficiente.

 

Qual é a sua profissão?

Eu ajudo pessoas a aprenderem programação.

Me fale mais sobre o que você faz relacionado a programação.

Eu melhoro o conteúdo das aulas para que elas sejam mais fáceis de ensinar e para que sejam mais compreensíveis. Isso envolve menos programação e mais pensamento criativo.

No meu tempo livre, eu lido com meus projetos de hobby que, normalmente, são ferramentas para as coisas em que estou interessado. Recentemente, construí essas três coisas:

  • Uma lista de reprodução social do Spotify,
  • Uma extensão do Chrome, que cita livros famosos em uma nova guia,
  • Um software que me permite organizar meus projetos e minhas metas na CodeBerry.

Como é seu local de trabalho?

Eu me sinto melhor em um ambiente minimalista, então, na minha mesa, só tem as coisas que eu preciso:

Meu local de trabalho (créditos: Adam Freisinger)

Onde e como você aprendeu a programar?

Eu tinha um computador quando eu estava no ensino fundamental e meus pais achavam que eu precisava saber como usá-lo. Então, toda semana, um amigo vinha e me ensinava os fundamentos. Eu gostei muito de escrever meu primeiro jogo de aventura em BASIC.

Continuei com coisas que achava interessantes, como escrever um chatbot em DC++ ou desenvolver um site para meu pai. Quando eles publicaram a nova versão do framework Meteor, eu não pude resistir e criei logo um aplicativo web com ele.

A maior parte do meu conhecimento vem da pesquisa na internet. Eu procurava um tópico mais geral e, depois, me aprofundava nos detalhes mais interessantes.

Quais são as oportunidades de emprego para desenvolvedores web? Em média, quanto tempo você leva para procurar um emprego?

Devido ao fato de eu ter me formado como farmacêutico e gerente de saúde, nunca procurei um emprego em programação. Assumi algumas pequenas tarefas que me encontraram e que levaram a tarefas maiores. Agora, estou trabalhando em minha própria empresa assumindo vários papéis, fazendo o que for necessário.

Vendo que as pessoas entram em contato comigo regularmente pelo LinkedIn e pelo Upwork, mesmo com muito pouca informação disponível, dá para ver que é um trabalho bem exigente.

Como é a sua rotina?

Eu gosto de acordar cedo porque não há muito barulho de manhã. Eu planejo meu dia, tomo suco de frutas e começo a trabalhar depois do café da manhã. Eu também repasso eventos especiais que aconteceram no dia anterior.

Durante uma semana de negócios, os primeiros dias são dedicados à estratégia e a sexta-feira é para revisões. No meio da semana, eu uso o tempo para trabalhar sem distrações.

Eu gosto de rever minha vida pessoal também. Minha parceira e eu escrevemos a cada semana as coisas que gostamos e as outras que precisam mudar.

Duas vezes por semana, tento encontrar as pessoas que não vejo há algum tempo e as convido para um almoço.

Minhas semanas, meses e anos são semelhantes aos meus dias. Eu gosto de planejar no início de cada período e olhar para o final para tentar aprender com isso. Todo mês, eu coleciono as fotos que tirei do mês anterior. Eu também completo o YearCompass todo ano.

Tem alguma coisa que você sabe que surpreenderia as pessoas comuns?

Programação não é magia. Geralmente, ela envolve apenas uma pesquisa na internet. 🙂

Com quem você trabalha?

Eu trabalho com meus amigos com os quais tenho trabalhado por oito anos.

Quais são os caminhos típicos dentro da sua profissão?

Como farmacêutico, eu poderia ter uma carreira bem definida, mas deixei essa certeza para trás. Neste momento, minha tarefa é fazer as coisas dentro da empresa que exigem que eu alcance além dos limites do que é conhecido. Isso me dá a oportunidade de aprender constantemente algo novo e melhorar a mim mesmo. Eu não tenho um caminho certo na minha frente e isso me faz sentir como se eu pudesse me tornar qualquer coisa que eu queira.

Quais são os seus planos? Como você gostaria de continuar?

A expressão “pau pra toda obra” é a que melhor descreve o meu caminho. Eu gostaria de experimentar todas as coisas que eu puder e aprender um pouco sobre cada uma delas. Eu sou muito parecido com um pato querendo voar e nadar e, no entanto, não dominar nenhuma das habilidades. Espero encontrar um caminho entre “alguns negócios” e “todos os negócios”.

Qual outra profissão você escolheria se pudesse mudar? Você mudaria?

Eu não gostaria de mudar.

Quais as habilidades necessárias para um bom desenvolvedor? Para quem você não recomendaria essa profissão?

Existem algumas habilidades que você deveria ter:

  • Forte pensamento analítico,
  • Um espírito de experimentação,
  • Atenção aos detalhes.

Qual a sua parte favorita?

Eu gosto de ver resultados rápidos. Eu posso mudar o mundo simplesmente editando um código. Eu provavelmente seria um péssimo designer de usina nuclear que planeja algo com todo o seu coração, que, se tiver sorte, verá os passos de seu projeto começarem vários anos depois.

O que te deixa mais chateado? Quais são as dificuldades e perigos da sua profissão?

Você não precisa mais saber como construir módulos de RAM para navegar em sites. Da mesma forma, existem muitos programas pré-escritos que impedem que você veja as coisas além da superfície.

Eu fico louco quando eu tenho que reescrever um módulo de login em vez de aproveitar os elementos pré-definidos. Existem muitas soluções diferentes para o mesmo problema e estamos sendo ineficientes dessa maneira.

Quão estável é sua profissão? Quanto tempo uma pessoa fica na mesma empresa?

Agora, tenho certeza que encontraria um emprego.
Eu me sinto sortudo porque posso me dar ao luxo de trabalhar em qualquer lugar desde que possa me concentrar em minhas tarefas, melhorar e aprender coisas novas. Se isso mudar, eu posso simplesmente ir para outro lugar.

Se você pudesse pedir algo em nome de todos os desenvolvedores do mundo, o que seria?

Por favor, não escreva o mesmo código duas vezes. 🙂

Quanto uma pessoa poderia ganhar nessa profissão(como um novato, experiente e um veterano)?

Graças aos anos em que pude economizar algum dinheiro, agora tenho a oportunidade de trabalhar para meu próprio negócio. Espero que possamos ter algum retorno em breve pois, no momento, só meu entusiasmo me empurra para frente.

Para você, qual a melhor maneira de aprender a programar?

Uma resposta não serve para todos. Todos precisam aprender como podem fazer melhor. Para mim, é mais fácil através de projetos reais. Sempre que estou preso em alguma coisa, eu procuro ajuda.

O que faz a programação valer a pena?

Em primeiro lugar, programação é como uma língua estrangeira; ajuda a entender outras culturas e a mudar sua vida inteira se você quiser. Em segundo lugar, é uma profissão que certamente não desaparecerá nas próximas décadas (ou até que a inteligência artificial assuma o controle).